Oi, moçada,

Consegui instalar o Debian brasileiro em partição de meu HD e, beleza, o tal Grub detectou numa boa o Windows e o Kurumin instalados. Estou bem contente, embora tenha penado um pouco na instalação, pois o Manual está incompleto (errado, poderia dizer) na opção de instalar em partição existente. Um iniciante como eu, e ponham iniciante nisso, nunca saberia que essa partição precisa primeiro ser removida para ficar livre. Não importa, pois depois de apanhar, e nem sabendo o que fazer para desistir da instalação, resolvi selecionar o "Remover partição" e deu tudo certo.

Entretanto, o OpenOffice não está funcionando bem. Toda vez que vou salvar o documento em que estou trabalhando (Writer), aparece aviso, com som e tudo, que me informa ter havido erro geral, mencionando um tal BASIC do documento. Convivia com esse incômodo, pois, apesar do aviso de "erro geral" e do barulho, o documento era salvo.
Mas hoje, vejam só, o OpenOffice não abriu.
Fiz nova instalação, utilizando o Synaptic, e, depois de quase duas horas para baixar os mais de 80 MB, ele voltou a abrir. Mas continua apresentando o aviso e o apito quando é feito o salvamento.

Além disso, tem o modem da linha discada, que não consigo fazer funcionar. Trata-se do modem HSP 56000 CNR (segundo o folheto da Amazon PC), que no Kurumin funcionou ao ativar mediante o botão "PC-Tel PCI, AMR ou onboard, chipset Smartlink (HSP56)" - é isso tudo mesmo. Como tem PC-Tel nesse botão, pensei que poderia utilizar a dica das FAQs do CDD-Debian-Br que ensina a instalar o driver "pctel-0.9.7-9-rht-4c, mas a única coisa que consegui foi acrescentar outro kernel e outro recovery no Grub (talvez por ter instalado o kernel-headers-2.6.8-2-386 e o gcc-3.3 da dica). Quanto à instalação do driver, a dica não funcionou, embora tenha corrido tudo bem na instalação do kerner e do gcc. Também não funcionou o comando apresentado nas FAQs (# wget -c http://linmodems.*), o qual deu aviso de arquivo não encontrado, ou algo assim. Tive de baixar o arquivo pelo Firefox. Descompactei o arquivo e entrei na pasta criado pela descompatação. Dei, então, como root, o comando ./setup (tudo como está dito nas FAQs), mas parece que faltou algum outro gcc e o driver não foi instalado.

Alguém poderia me ajudar a resolver esses dois problemas?

Atenciosamente

Jose Manuel (Véio Zé).

_______________________________________________________ Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz. http://mail.yahoo.com.br/