Oi Leonardo,

        Pra todos os efeitos esta discussão já está pra lá de
off-topic. :o)  De qualquer forma, como tenho feito desde o princípio
da "thread", minha idéia é esclarecer alguns pontos para todos os
leitores da lista e evitar maiores problemas (atuais e futuros).

On 06/01/2006 09:25 PM, Leonardo José Nunes wrote:
[...]
> Sugiro que o hábito de colocar [OFF-TOPIC]  em mensagens dessa natureza
> seja mudado para o hábito de colocar [ON-TOPIC] em mensagens específicas
> à área técnica do Debian.

        Isso gera uma carga desnecessária e é a reação de um fato isolado.
Se olharmos o histórico da d-u-p, ele é formado por diversos momentos,
desde a época em que se coordenava esforços para o Debian, fases de
intensas brigas, épocas mais tanqüilas e, recentemente, com os esforços
para a reestruturação da comunidade Debian brasileira, tem se tornado de
novo o ponto de encontro.

        Como a própria lista indica, as discussões envolvem o Debian,
direta ou indiretamente, pra todos os efeitos somos todos usuários de
Debian (e muitos de nós são usuários de derivações e/ou customizações).
Seja como for, temos que criar o hábito do OFF-TOPIC, todo o resto é
ON-TOPIC. :o)

        Mais que isso, vai a recomendação: "na dúvida, marque como
OT". Alguns de nós, lêem todas as mensagens indiscriminadamente, alguns
preferem filtrá-las, para aqueles que tem *muitas* mensagens e preferem
se manter focados, o bom uso do OT não fará mal a ninguém.

        Um dos pontos mais importantes é que os novatos e recém chegados
não sabem disso e, vez por outra, vamos recair sobre este problema, o
melhor é ignorar as mensagens e seguir, alguém vai ter a paciência e
atenção de apontar os links corretos e as mensagens já enviadas para que
eles possam aprender e, se possível, tornarem-se multiplicadores dos
conceitos de boas práticas. :-)

> Garanto que os usuários que realmente precisam de ajuda ou querem
> discutir uma solução se preocupariam muito mais em adicionar o pré-fixo
> estipulado, tornando a configuração dos filtros bem mais fácil tanto
> para os mantenedores quanto para os usuários finais. Isso seria apenas
> uma forma de frisar que a mensagem contém um teor originado pelo Sistema
> Debian.

        Não quero parecer pejorativo, mas tanto o ON-TOPIC como o
OFF-TOPIC recaem sobre o mesmo princípio: subjetividade. Cada um de
nós enxerga os e-mails e os problemas de formas diferentes e bastante
particulares, sendo assim, é melhor na dúvida se declarar fora do tópico
do que dentro dele. :-)

        E o efeito final é o mesmo, mas como a idéia é ter em torno de
90% das mensagens on-topic e 10% delas off-topic, é melhor usar as tags
somente para o que foge ao assunto. Me lembro bem que foi um longo
trabalho na debian-br pra mover o suporte pra cá, e deu certo. A
qualidade da d-u-p vem melhorando, e se vc notar, desde que eu entrei
nesta thread procurei adicionar um conceito ou um ponto relevante às
mensagens, não apenas por responder, mas para que sirva de referência
futura e para que possamos trabalhar melhor juntos.

> A liberdade, muitas vezes, é mais alienante do que a escravidão, porque
> ficamos limitados ao nosso próprio ego.
> Um abraço a todos de quem se considera vosso amigo, Leonardo José Nunes.

        Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)