O usuário utilizado não pertence a nenhum dos grupos. Ele consegue entrar pois o diretório público tem permissão 777.

drwxrwxrwx  2 root usuarios publico

As permissões do arquivo carta.txt são:

-rwx------  1 root gerentes

Mesmo assim qualquer usuário consegue deletar o carta.txt. Ou seja, as permissões do  diretório estão sobrepondo a do arquivo.

* Konnichiwa Flávio Barros-sama:
> Estou fazendo uns testes aqui e me deparei com uma situac,ao muito
> esquisita. E o seguinte:
>
> # groupadd usuarios (todos os usuarios do sistema)
>
> # groupadd gerentes
>
> # mkdir /publico
>
> # chown root:usuarios publico
>
> # chmod 777 publico
>
> # touch /publico/carta.txt
>
> # chown : gerentes /publico/carta.txt
>
> # chmod o-r /publico/carta.txt
>

> Ate beleza. Vou em outro terminal e me logo com um usuario qualquer que
> nao fac,a parte do grupo usuarios e muito menos do grupos gerentes.

> [...]

O usuário que vc utilizou pertence a quais grupos ? Quais as
permissões do arquivo ? O dono do arquivo é gerente e qual o grupo ?
Dê um ls -l arquivo.txt e mande para a lista.
[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :' : | I see; I remember.

Desde já agradeço,
Flávio de Oliveira Barros
Manaus - Amazonas - Brasil
Linux Registered User# 278223 LPI ID: LPI000056610
Amsn [EMAIL PROTECTED] ICQ 3649766 Skype: flaviobarros_us
ºvº
/(_)\
^ ^