Quanto ao Ubuntu não reconhecer o CD/DVD, não tenho idéia do que possa ser. Já o led do HD permanecer aceso continuamente, isso geralmente acontece quando o conector "hdd-led" está invertido na placa-mãe. Caso seu PC esteja na garantia ou você nao se sinta seguro para realizar a operação de inversão, reclame na assistência ou peça a alguém com experiência para ajudá-lo.
Sucesso.
CR