Pois é...
Eu também estou tendo um problema idêntico.
Andei dando uma pesquisa e dizem que o gerenciamento de memória no Linux é meio incomum. Mesmo se você não tiver programa nenhum sendo executado ele vai reservando a memória RAM disponível para "uso futuro".

From: "Carlos Alberto" <[EMAIL PROTECTED]>
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org,[EMAIL PROTECTED], [EMAIL PROTECTED]
Subject: liberar memória ram
Date: Fri, 27 Oct 2006 17:43:23 -0200

Pessoal,
tenho pouca memória ram. Quando uso o OpenOffice, este utiliza bastante
memória, como faço para quando depois que parar de utilizar este programa,
libere memória ram? já que, pelo que eu observei, esta memoria, depois de
fechar o programa, não volta ao seu patamar anterior?
Alguem conhece algum comando, ou algo que eu possa fazer a respeito?

--
Cumprimentos
Carlos Alberto Mota Castro (Maranhão)