From: "Walter Chagas (Desenvolvimento)" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Thursday, September 09, 2004 3:38 PM
Subject: Re: [delphi-br] executavel compactado

Quando voce faz sucessivas compilações, os DCU's vão inchando e o próprio
EXE vai inchando também. Porque não sei isto com certeza é bug do Delphi

Neste caso, você apaga todos os .dcu do projeto e apaga o exe também. Manda
dar um "Build All" e verá que o executável ficou menor. muita coisa, eu já
reparei, que você consegue enxugar bem um executável final. Já fiz um cair
de 2MB para 800K:

- Remova todas as imagens do projeto. Se tiver que usar, use-as em baixa
resolução. Não atole seu projeto com ícones e muito menos com Gif's
animados. Seja bastante racional nisto

- Units desnecessárias na cláusula Uses só ficam lá pra encher espaço e
engordar seu exe.

- Componentes desnecessários também são dispensáveis. Muita coisa que se faz
com componentes, você pode usar meras funções, tais como validar CPF, CNPJ,
Cartão de Crédito, etc.

- Não entupa seu projeto de forms. Faça uso da herança que é muito melhor.
Se não der pra fazer herança, verifique se há necessidade de tanto form em
seu projeto.

- Evite ao máximo possível as mensagens do Delphi (showmessage,
MessageDlg,etc), troque tudo pelas API's do Windows MessageBox()

- Revise seu código e verifique se tá sobrando variável que nunca foi usada.
Elimine 5-6 variáveis de seu projeto e verá que o tamanho final do exe fez
diferença (Ainda que pequena).

E por aí afora..

Outra coisa, eu não trabalho com as opçòes de Compiler marcadas. Eu desmarco
tudo no meu projeto e uso um arquivo de diretivas de compilação. Segue
abaixo a listagem do arquivo:

--------------------------------- begin file ----------------------

{.$DEFINE DEBUGGER}     // Debugação integrada

{.$DEFINE LICENCES}     // Habilitação da validação de licenças

{$IFDEF DEBUGGER}

{$HINTS ON}  // Exibe os Hints de compilação
{$WARN SYMBOL_PLATFORM ON}
{$WARN SYMBOL_LIBRARY ON}
{$WARN SYMBOL_DEPRECATED ON}
{$WARN UNIT_LIBRARY ON}
{$WARN UNIT_PLATFORM ON}
{$WARN UNIT_DEPRECATED ON}

// Code Generation

{$O-}  // Optimizations
{$W-}  // Stack frames
{$U+}  // Pentium-Safe FDIV
{$F-}  // Force for calls
{$K+}  // Smart Callbacks
{$S+}  // Stack checking

// Runtime Errors

{$R+} // Range Checking
{$I-} // I/O Checking
{$Q+} // Overflow Checking

// Syntax options

{$V+}  // Strict Var-Strings
{$B-}  // Complete Boolean Eval
{$X+}  // Extended Syntax
{$T-}  // Typed @ Operator
{$P+}  // Open Parameters
{$H+}  // Huge Strings
{$J+}  // Assignable Typed Constants

// Debugging

{$D+}  // Debug Information
{$L+}  // Local Symbols
{$C+}  // Assertions

{$ELSE}

{$HINTS OFF} // Não exibe os Hints de compilação
{$WARN SYMBOL_PLATFORM OFF}
{$WARN SYMBOL_LIBRARY OFF}
{$WARN SYMBOL_DEPRECATED OFF}
{$WARN UNIT_LIBRARY OFF}
{$WARN UNIT_PLATFORM OFF}
{$WARN UNIT_DEPRECATED OFF}

// Code Generation

{$O+}  // Optimizations
{$A+}  // Aligned record fields
[...]

{$ENDIF}

------------------------ End file --------------------------------

em todas as units do seu projeto, incluindo o .dpr, você coloca logo abaixo
do nome da unit:

{$I debug.inc}

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
CABTEC - Soluções em Código de Barras
Belo Horizonte - MG
Fone: (31) 2125-9019 - Fax: (31) 2125-9030
http://www.cabtec.com.br