Olá Colega.

Eu andei tendo o mesmo problema com etiquetas, até passar a utilizar um
recurso que facilita muito a vida do programador e deixa a cargo do
Usuário definir a etiqueta.
Em qualquer procesador de texto existe hoje o recurso de Mala direta.
Nãoprecisa ser MSWord, pode ser Open Office, StarOffice, todos têm isso.
Assim, gere um arquivo com extensão RTF com:
Primeira linha: cabeçalho dos campos, ou seja, os nomes dos campos
separados por TAB... outro caractere pode implicar em trabalho extra

linhas seguintes, conteúdos dos registros com os campos separados por TAB.

Pode parecer que fica muito solto, mas te granto, nunca mais tive
problemas com isso. O usuário cria um arquivo de Mala direta para ler o
arquivo gerado pelo sistema (gerando na máquina que executa o programa e
não no servidor de dados, pois trata-se de um arquivo temporário...) O
usuário passa a ter uma cópia para cada modelo, todos lendo de uma só
base de dados, que seria seu arquivo de extensão RTF. Tenho feito isso
tanto para etiquetas, como para Cartas de Cobrança, e muitas outras
aplicações do ramo comercial e tenho obtido sucesso...

Ah! Uma coisa... o OpenOffice não lê arquivos RTF como base para mala
direta, então use a extensão TXT.

Espero que isso ajude de alguma forma!!

Sds
Emanuel Coutinho