Talvez voce possa criar  uma query com apenas um registro (esse que estah
procurando).

-----Mensagem original-----
De: MARCOS BATISTA [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Para: [EMAIL PROTECTED]; [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Re: [delphi-br] Alternativa ao Locate no FireBird

Você tem índice para os campos usados no Locate? Eu li que se tiver indice é
mais rápido.
Minha base ainda não chegou a isso, mas chegará e eu já estou estudando
alternativas para o Locate.

Voce pode usar a TQuery, ou seja realizar uma SQL para retornar o que voce
precisa.

O problema, no meu caso é que, no meu padrão de form preciso navegar entre
os registros e para isso às vezes preciso usar o Locate para setar um
registro e a partir dele partir para os outros.
Alguem sabe se para isso, tem outra alternativa além do LOCATE????

Obrigado
Batista
----------

Estou com graves problemas de velocidade
no uso do locate, tenho uma tabela pequena
de 1500 registros apenas, e qdo dou um locate, no servidor
demora em torno de 4 segundos no servidor e nas estações demora de 15 a 20
segundos,
isso se o que esta sendo procurado nao existe, qdo existe é quase imediato
no
servidor e nas estações demora uns 3 segundos.

select * from CONTRATO

possuo apenas 3 campos lookups no FieldsEditor dessa IBDataSet

Gostaria de saber quais sao as alternativas que podem ser usadas ao inves do
locate???

Ate +

---