Tenho uma tela simples de cadastro de pedidos, os componentes de
conexão são : SqlDataSet, DataSetProvider, ClientDataset e um
DataSource. O banco utilizado é o FB 1.0 e utilizo o D7 Enterprise.

    Após a chamada ao método ApplyUpdates(0) em uma inclusão de
apenas um simples registro, por um acaso, logo em seguida a inclusão
o usuário seleciona o botão excluir (comando Delete, seguido de um
ApplyUpdates(0)).

        É exibida a msg  "Record not found or Changed by Another
User". Eu acabei de incluir a #$%&* do regitro e etou vendo ele na
tela! Por que aparece esta msg? O mesmo acontece quando chamo o
ApplyUpdates(0) em uma edição!

    Tentei após gravar o registro chamar o método Refresh, o
registro simplesmente some da tela! Todos os campos ficam totalmente
em branco!

        Só consegui resolver isso guardando antes de incluir a chave
primária, chamar ApplyUpdates(0), fechar o cds, passar como
parâmetro a chave que acabou de ser incluída e abrir. Ai funciona
tanto a exclusão como a alteração, mas não acredito que isso seja o
correto.

    Ficarei muito agradecido a todos que puderem ajudar, estou com o
projeto totalmente parado devido a este comportamento.

        Um forte abraço a todos,

    Marcelo de Oliveira.