Bom, primeiro d etudo bom dia a todos estou iniciando na programação em Delphi e tenho
que fazer um programa para cartório em que a tabela vai ser integrada com o word. Por
exemplo , a tabela tendo
codigo    1
ato      certidão
caminho   c:\dados\1.doc

primeiro problema  como fazer para guaradr na tabela o caminho que será no caso sempre
o número código + .doc em um campo da tabela. Precisarei tanto no cadastro como nas
consultas pois quando consultar a tabela no cód1 , por exemplo, tem que trazer no
caminho 1.doc e a opção para abrir.

segundo problema. não sei se vcs estão inteirados com a rotina de cartório mas nesse
caso, preciso que o programa guarde em algum lugar qual foi a última linha da folha
que foi feita pois (isso se chama matricula) , na próxima vez que for feita uma
modificação , a impressão será feita na mesma ficha e, obviamente , não poderá
imprimir o que já foi impresso. Em clipper eu conseguia fazer isso integrando a tabela
com o carta certa, mas a necessidade de  modernizar exige que seja feito no word agora.

terceiro problema. em uma outra tabela será guardada a imagem então será
codigo,ato,caminhoimg(c:\dados\1.jpeg por ex..)

 se alguem tiver um exemplo de como trabalhar com word e delphi e puderem me enviar eu
ficarei grata. não se preocupem que não vou piratear material alheio nem sair
vendendo por aí, é apenas para o MEU TRABALHO . Não ganho dinheiro vendendo programas
por aí. Grata a quem puder me ajudar .
Estou usando delphi e firebird é uma boa escolha?