Coloque um SQLDataSet para cada página do page control, pois em cada uma vai
existir uma consulta diferente mesmo sendo a mesma tabela. Faça ligações
destes SQLDataSets com DataSetProviders e destes com ClientDataSets.

As instruções de SQL deveriam ser mais ou menos assim:

para ENSINO MÉDIO (por exemplo):

"select NOME_ALUNO, SALA, SERIE, ESCOLARIDADE from LEITOR where
 ESCOLARIDADE = 'Ensino Médio' order by NOME_ALUNO"

para 5.ª a 8.ª séries:

"select NOME_ALUNO, SALA, SERIE, ESCOLARIDADE from LEITOR where
 ESCOLARIDADE = '5.ª Série'order by NOME_ALUNO" e assim sucessivamente para
as demais séries.

importante:

monte instruções SQL para cada filtro de escolaridade. Depois ligue os grids
aos datasources de cada consulta e para fazer as atualizações nos grids use
o método Show do pagecontrol (Page1Show(self)).

Bem, se não é essa sua dúvida então me passa o que vc precisa (copia a unit
se for preciso)

Neto
MasterServ Serviços Ltda.
Brasília/DF