Entendi.

Bem, não sei como funciona o sistema e a minha intenção não é criticar.
Mas então, para eu entender e durmir mais tranquilo, toda e qualquer
atualização é imediatamente refletida para os demais objetos espalhados e
instanciados durante o programa, correto? Assim como a persistencia dos
mesmos é feita imediatamente à sua alteração. Pois vc precisa ter um
controle rígido para manter a integridade dos dados na interface.

henrique.