>     1- Como eu faço uma dll executavel?

O que você entende por DLL executável?

>     2- como eu crio pasta, tipo, o ano que um arquivo foi gerado
2004(ano),
> e no mes que o arquivo for gerado é a subpasta do ano, 09(mes) e nesta
> subpasta os arquivos que forem gerados serão renomeados com a hora
> 12h46m(horas e minutos), como faço?

Use a função CreateDir para criar o diretório.
Use a função DecodeDate para separar os valores de ano, mes e dia de uma
data (TDateTime).
Use a função DecodeTime para separar os valores de hora, minuto, segundo e
milisegundo de uma hora (TDateTime).

Como não sei que arquivos você vai criar, então não tenho como dar dicas
sobre como criar os arquivos.

Agora basta usar a criatividade e usar os valores conforme a necessidade.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte informática
www.tecnobyte.com.br

Conheça o Tecnobyte SAC Free 1.4.
Software GRÁTIS para automação comercial.