Fabrício,

Seria muito complicado explicar em e-mails cada um dos fundamentos da
UML aplicando exemplos de utilização no Delphi. Isso viraria um curso.

Seria necessário explicar a concepção de Objeto, a identificação das
Classes com suas características e operações, o Encapsulamento e suas
vantagens, o conceito de Herança (generalização e especialização) e por
último, o Polimorfismo.

Depois que seu livro chegar e você colocar em prática, poste suas
dúvidas aqui que faremos o possível para explicar em detalhes cada uma
delas.

Sds,

Romario