Ola Gustavo,
   Verificou se o listbox esta em minusculo e o banco de dados esta em maisculo, fiz
esta mesma jogada de busca em um listbox e ele não localizava o item , entao usei o
uppercase no item do listbox e no campo e ele passou a localizar perfeitamente.
  abaixo esta o comando que utilizei, ele buscava de um listbox para outro,
verificando se existia o conteudo do listbox1 no listbox2.

 Listbox2.Perform( LB_SELECTSTRING,0,LongInt(PChar(ListBox1.Items[i])));

no caso ele posiciona o ponteiro no listbox 2 no item que foi localizado.

ai vc faz a conversao para prazer o indice ou o conteudo

indice numerico do listbox
   ListBox2.ItemIndex - retornara a posicao do item no listbox como se vc tivesse
selecionado manualmente.

 resultado.conteudo := ListBox2.Items[ListBox2.ItemIndex]; - retorna a string do
conteudo.

 Detalhe , verifique tbem os espços em branco do conteudo na base de dados e no
listbox , sugiro retirar de ambos.

 Nos meus listbox , não ativei a propriedade sorted , caso esteja ordenado o listbox ,
verifique se o resultado seria o mesmo.

 Espero ter ajudado, vc a resolver o seu problema .

Carlos

"Luciano R. Machado" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Olá Gustavo,

Compare os strings do ListBox e do DataSet, se foi retornado -1 é
porque há alguma diferença entre os valores do DataSet e do ListBox.

Jogue os valores em edit´s para compará-los.

--
Luciano Rodrigues Machado
Programador - Ribeirão Preto-SP

Gustavo Valente wrote:

> Olá, Colegas,
>
>    Tudo bem? Preciso obter o índice de determinado item de uma
> listbox. Assim, estou usando:
>
> var x: integer;
>      x:=srclist.Items.IndexOf(dm.sqldssecundario.fields[0].asstring);
>
>    Também já tentei:
>

> x:=srclist.Items.IndexOf(dm.sqldssecundario.fieldbyname('nome').AsString);
>
> x:=srclist.Items.IndexOfName(dm.sqldssecundario.fieldbyname('nome').AsString);
>
> x:=srclist.Items.IndexOfObject(dm.sqldssecundario.fieldbyname('nome').AsString);
>
>    O meu problema é que "x" está retornando sempre -1, sendo que o
> [...]

Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por: São Paulo Rio de Janeiro Curitiba Porto
Alegre Belo Horizonte Brasília

   O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.