Bom dia!!!

Faça o seguinte para simplificar a sua vida. O proprio componente
ZUpdSql do Zeos oferece a possibilidade para ele mesmo fazer os
inserts, deletes e updates q vc precisa. Basta dar um clique duplo no
componente, selecionar a chave primaria e pedir para ele gerar os
comandos...

desta forma vc não precisa fazer mais nada... mas para vc ter acesso
a tabela, não utilize o ZQuery...pegue outro componente que tem a
propriedade de fazer o link do seu zzUpdateSQL.

qquer dúvida estarei ake.

Nicholas Eduardo

--- Em [EMAIL PROTECTED], "Rafael Stoever" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu
> Bom dia,
>     Estou tendo dificuldades para entender como fazer simples
insert's, delete's e updates com o ZeosLib+Mysql
> Alguém poderia me dar alguma dica???
>
> Tudo já conectado ao banco e com activate = true;
> Pintei um zzMysqlQuery e um zzUpdateSQL e associei os dois
> no zzMysqlQuery.sql := 'select * from cidades';
> no zzMysqlQuery.fields já carregados os campos do select;
> no zzUpdateSQL.insertsql := 'INSERT INTO TB_CIDADE
(TB_ESTADOS_CODIGO,DESCRICAO) VALUES ( :CODESTADO, :DESCCIDADE)';
> no zzUpdateSQL.params adicionei os dois parametros CODESTADO E
DESCCIDADE

> e pintei dois campos na tela simples um com o código do estado e
outro com a descricao da cidade
> E agora.. como faço p/ inserir essas duas informações no banco, e
para update e delete são as mesmas coisas ???