Marcelo,

>Patente é uma coisa, registro do software é outra.
>Vc não precisa registrar seu software.
>Se vc comercializou seu software, a documentação desta comercialização
>já serve como registro.

Eu sei muito bem qual é a diferença entre elas e sei que não se pode patentear
software no Brasil, pois tabalho há 12 anos com empresas de marcas e patentes. Mas,
sem querer polemizar, a informação que obtive das empresas com as quais trabalho, não
é bem essa! Entretanto, a documentação da comercialização, segundo as fontes que
consultei, não serve como registro oficial. Se uma empresa registrar um software no
INPI ela está na verdade salvaguardando o seu direito para o  caso de alguém copiá-lo,
ou seja, caso alguém pegue os fontes, compile e o revenda. Mas isso perde o sentido se
você fizer um programa igual a um registrado (com as mesmas funções), mas com código
diferente. O registro só tem função se o indivíduo copiar os fontes e usá-los sem
alteração.

>Fazendo uma analogia, poder-se-ia patenetar o Delphi, mas não poder-se-ia patentear
>um sistema de contabilidade feito utiliando-se o Delphi.

Isto não vale no Brasil.
Se a Borland patentear o Delphi (não sei se já é patenteado), nos USA vc
não pode fazer um outro compilador para poder compilar a linguagem, no
Brasil vc pode fazer um compilador de delphi, independente se a
linguagem é patenteada ou não.

Se vc patentear um sistema de contabilidade, todo mundo que fizer um
sistema de contabilidade teria que pagar royalities para vc.

Eu disse nos exemplos anteriores, que isso era uma ANALOGIA, apenas, e não uma coisa
aplicável.

Patente é uma coisa, registro de software é outra coisa completamente
diferente.

Reforçando, conheço bem a diferença.

Magno Nascmento