Desculpem-me pela barbeiragem, eu recebo as mensagens do grupo em forma de resumo e
esqueci de
trocar o texto do assunto na minha resposta.

Na realidade está mais para artigo que para livro, e não tem nenhuma tradução
publicada no Brasil,
mas pode-se ler sobre ele em vários sites:

http://turing-machine.weblog.com.pt/arquivo/cat_historia_da_maquina_de_turing.html

http://www.cic.unb.br/tutores/turing/introduc.html

http://www.unirio.br/cead/morpheus/Numero04-2004/leiras.htm

http://caminantes.metropoliglobal.com/web/informatica/turing.htm