estou urgentemente precisando de ajuda com o sequinte:
eu tenho um sistema que utilizava banco de dados paradox, migrei ele
pra firebird. criei todas as tabelas generators e triggers. ta tudo
correto.

no datamodule eu coloquei ibquerys setando a propiedade GeneratorField
corretamente e tudo o mas.
estou usando compoentes do data controls.

tentei inserir dados (insert) e recebi a mensagem dizendo que a query
esta em read-only procurei o requestlive mas esse compoente ibquery
nao possui tal propiedade. desisti e botei ibtable, so que continuo
com um problema:
se eu adiciono o campo codigo por exemplo a listagem dos campos (duplo
click no compoente tibtable). o trigger já nao funciona! ai o que eu
fiz retirei ele da listagem! funcionou beleza! so que existem tabelas
que eu faço referencia ao campo codigo delas usando fieldbyname ai da
pau dizendo que o campo nao existe! o pior e que tenho qe mascarar os
campos por isso preciso adicionalos a listagem!

estou desisperado! o prazo ta acabando e eu to barrado nessas bronca.
qualquer ajuda, conselho, macumba, resa, sei la, ajudaria bastante!
t+