Marcelo,

eu não conheço o contexto onde vc fez este teste mas a principio, eu achei esse
argumento desse pessoal muito mixa.
Eles estão preocupados se vai demorar 12 ou 5 segs ???

Nos dias de hoje a preocupação está justamente na modelagem de processos (BPM), na
consolidação de regras de negócios, etc.  ou seja, nos problemas que os protocolos
baseados XML tentam atingir. E não nesses testes bobos com 10.000 registros. Se o
negócio demora, põe um processador mais rápido que sai bem mais barato do que dar
manutenção em trocentas linhas de código...

De qualquer forma, se a performance for importantíssima, não utilize em nenhuma
hipótese o parser da Microsoft. Ele é muito lento!!!

Eu fiz testes com o OpenXML do IndySOAP e ele é bem mais rápido que o da Microsoft.
Tem um outro parser russo que é mais rápido ainda mas não cumpre todos os padrões do
W3C.

Um outro argumento: vc chegou a fazer algum teste com esta mesma base gravando em uma
base cliente-servidor ?
Faz aí e me diz quanto tempo leva :)

Um abraço,
Josir.