Olha cara,
eu não faria assim...
Primeiro: Qual é a implicancia com os dbedit?
Segundo: Quando uso edits eu sempre
faço as manipulações via os clientdataset.
Acredito que ficaria mais simples e com mais controle...
Por exemplo:

Cds_Usuario.Insert;
Cds_UsuarioNome.AsString := EditNome.Text;
Cds_Usuario.Post;

Ficar usando sql pra inserção nao é uma boa idéia....

Führ