Valeu Rodrigo , é isso mesmo que eu queria...

  Se entendi direito, seria o seguinte:

  // volta para o registro anterior
  tabelaDosDados.Prior;
  // armazena valor do campo
  valorDoCampo = tabelaDosDados.FieldByName('valor inicial').Value;
  // vai para o registro onde quer-se por o valor
  tabelaDosDados.Next;
  // ativa a edicao do registro
  tabelaDosDados.Edit;
  // define o valor do campo
  tabelaDosDados.FieldByName('valor inicial').Value := valorDoCampo;
  // salva as alteracoes
  tabelaDosDados.post;

  []s

  On Wed, 24 Nov 2004 09:44:56 -0300, Williams Diaz
  <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

  > André,
  >
  > verifique o comando select com a cláusula max, tipo
  >
  > SELECT MAX ( VALORINICIAL ) WHERE ITEM = blablabla
  >
  > acho que é isso que você quer.
  >
  > abraços,
  >
  > williams

  > Williams Díaz