Bom dia amigos da lista,

Preciso que me auxliem, dando-me idéias de como solucionar a seguinte
situação:

Criei no modo programado um livro caixa, que possuem colunas de tamanho
limitado, não desejando que o histórico ultrapasse o tamanho da coluna a
ele destinada, usando a função lenght eu limitei a string ao tamanho 70.

Tá funcionando legal, mas por uma questão de estética eu estive pensando
se há alguma possibilidade de, ao invés de simplesmente terminar a
string daquela linha com tamanho 70, eu fazer com que termine com uma
palavra completa.

Pensei em testar os caracteres finais até encontrar um '  ' espaço,
indicando que ali começa uma nova palavra e fazer a quebra de linha
naquele local.

Peço aos amigos, que se enxergarem uma maneira mais limpa de se
solucinar tal situação ou mesmo formas de refinar este meu procedimento
que me auxiliem.

Cordialmente,

Leonardo Marcelino
Corpo de Bombeiros Militares - Divinópolis/MG