Boa noite pessoal da lista,

Eu ainda não aprendi nada sobre programação em camadas, ainda estou muito cru
no delphi para tentar esse tipo de coisa. Mas fiquei com dúvida em uma coisa.

Como todo mundo sabe, muitos clientes não disponibilizam um servidor quando
contratam alguem pra desenvolver o sistema. Muitas vezes, o "servidor" eh uma
maquina comum, em uso por alguem da empresa.

Bom, minha dúvida é o seguinte. Como é que faz quando se quer utilizar o
servidor de aplicação conectado por sockes qdo a máquina tb tera a parte
cliente? Conecta como localhost??? Não fica ruim assim? Os outros clientes não
perdem eficiencia?!?!

Um abraço,

Vinicius