Eu acredito que felizmente ou infelizmente, a tendência é sim o .NET.
    Se não for exatamente o da Microsoft, será algo parecido, de outra empresa,
o que é improvável.
    A tendência será sempre a facilidade, os produtos que mais vendem, são os
que mais fazem, e de forma mais fácil, mais auto explicativa e mais visível
possível.
    Gente, nenhum usuário quer fazer um curso para instalar um sistema
operacional, eles o querem em algum ícone, prontinho para ser instalado. Eles
querem o que todos mundo usa, para que não precisem pesquisar por aí ... enfim,
o mais fácil em TODOS os sentidos. Infelizmente, esse caminho mais fácil é a
Microsoft.
    As vezes o que os desenvolvedores não entendem, é que alterar um arquivo
texto dentro do diretório "c:\int\hsdgh\bin\tdg" é complicado para quem não
conhece, e é complicado ainda mais, para pessoas que tem outros propósitos para
ser informatizado. A maioria das empresas quer que você dê lucro a elas, querem
o retorno do investimento que fizeram, e é isso que você deve dar a elas, se
não o que você está fazendo não é bom para ela.
    Se a Microsoft fica ou não com tudo, ou quase tudo, é culpa da competência
deles. Existem empresas que ficam com tudo aqui também, e o que deve ser feito
? Produtos melhores, com melhores custos, de mais fácil acesso, e
principalmente, de mais fácil uso.
    Botõezinhos, links e figurinhas são fescuras ? Pode ser, mas o que vende é
isso. É mais fácil, vende mais ! Notem que, eu não estou dizendo que outras
linguagens e plataformas não são dessa maneira, algumas são, mas o mito Linux é
complicado, sempre bai prevalecer enquanto os defensores não se juntarem. É o
que eu disse no começo, ninguém quer fazer um curso para instalar um sistema. É
melhor pagar mais barato e comprar um pronto !

Vitor Luiz Redes
Desenvolvimento
Redsystem Informática