Esse ponto do "direito de escolha" é o exatamente nucleo da questão.

Antes do Linux praticamente nào tinhamos opçao; as falecidas opções client /
server eram OS/2, Netware ou MacOs. Num cenário ideal, é fundamental ter
opções porque isso baixa custos, melhora qualidade e não deixa que o
monopólio nos esfolie como a Micro$oft fez esses anos todos, cobrando o que
quisesse e entregando produto cheio de bug (mesmo sendo pago e BEM pago). Se
o linux tem bug, pelo menos ele é grátis pra aliviar um pouco.

Com relação ao Delphi, ainda estamos com poucas opções; mas quem sabe o
Lazarus decola e dá uma colher de chá pra galera ?

Temos opções de servidores de rede e client  (Ms / Linux), temos opção livre
para banco de dados, browser, isso é que é legal.

Abraços e boas cervejas a todos !!

Vinicius Barreira
São Bernardo do Campo - SP
Delphi 7 + Firebird + IBX