Oseias Ferreira wrote:

>On Mon, 6 Dec 2004 17:25:33 -0300

>Emulado no cygwin, quer dizer...

Digo e repito: cygwin não é emulador.
Se for emulador, emula o que ?
Cygwin ?

O cygwin é um ambiente de desenvolvimento parecido com o ambiente do
linux, mas ele não roda nenhum programa linux, então não é emulador de
linux.
Que eu saiba, o cygwin roda somente programas compilados para cygwin.

Existe um emulador de linux, chamado line, que utiliza o cygwin, mas não
é o cygwin que faz a emulação é o line.

>A nova versão 8,  não será mais emulada.

Existem versões antes da 8.0 que não usam o cygwin.

>Existem drives DBexpress a preços bem convidativos.

Tem tambem driver OLEDB e .Net Data Provider, ambos free.

>Realmente.

Realmente, ninguem dá suporte a versões BETA.
Se vc está usando uma versão beta, fica subentendido que vc sabe que
esta versão pode conter bugs e vc pode perder todos os dados.
É assim com qualquer software, pago ou não.

Quanto as versões estaveis, a equipe de desenvolvimento diz claramente,
nunca foi verificado perda de dados que não fossem decorridos de falha
de hardware.
Se o hardware está falhando, vc vai perder dados, independente do
software que vc esteja usando.

Postgresql não faz milagres, ele não adivinha o que tinha em um HD que
não consegue fazer a leitura do disco.

Quanto a bugs, se não me engano foi na versão 7.3 que saiu uma nova
versão 1 semana depois da liberação oficial com apenas 1 correção:
- em algumas situações o pgsql poderia perder o numero da sequence
(semelhante ao generator do firebird) quando voltava backup.

A equipe de desenvolvimento soltou logo uma correção dizendo que isto
era considerado grave demais para poder esperar a correção de outros
problemas que fossem detectados.

Vc não tem que fazer dump nenhum, basta ler a documentação e fazer um
vacumm analize.

Vc usa indice para que ?
Para ter indice ou para otimizar as consultas ?
Se não for para otimizar as consultas vc está precisando estudar mais,
muito mais.

Se vc quer fazer backup numa versão e restaurar o backup numa versão
mais antiga, sinto lhe informar mas ninguem garante isto, nem postgresql
nem interbase (backup da 7.0 pode não voltar na 6.5 ou anterior), nem
firebird (backup da 1.5 pode não voltar na 1.0), nem windows (programa
de win95 não roda em win3.1), etc, etc, etc.

Trabalhar é um saco, com ou sem campo blob.
Se vc não sabe trabalhar com os blobs do postgresql, isto e um problema
seu, não do banco.
No postgresql qualquer campo pode ter um tamanho de até 1G, então se vc
quer um memo, basta definir um campo text, se vc quer binario, usa bytea.
Se vc quer campos com mais de 1G, aí sim vc terá que fazer alguma coisa:
ler a documentação.

--
Marcelo Almeida