Olá colega

O bom  do Pascal que o Object Pascal herdou é isso... as funções de
Tipagem....

FloatToStr(0.5)... transforma um numero do tipo Float para a string '0.5'

ou ainda se desejar comparar como Float

StrToFloat('50')... transforma sua String '50' no número de tipo Float...

aí compara os dois

If [numero float ex. 0.5] = StrToFloat('50') then
   begin
    .
    .
    .