Andre,

é bastante simples.

Para você gravar um arquivo texto faça o seguinte:

AssignFile ( OutputFile , 'NOVOARQUIVO.TXT' );
Rewrite(OutputFile); // Cria o arquivo zerado, se já tiver um limpa tudinho.

sRegistro := 'o seu texto que você quer gravar dentro de uma variável string
qualquer";
WriteLn ( OutputFile , sRegistro );  // aqui você grava-coloque este comando
dentro de um loop de leitura e pronto.
CloseFile(OutputFile);

Para você ler um arquivo texto use o  comando ReadLn ( xx,xx)
verifique em textfile routines que você encontra tudo, mas se tiver alguma
dificuldade específica me diga.

abraços,

williams

Williams Díaz