Oi Leandro ...

Eu tb já tive um problema parecido com o seu ... eu resolvi lendo o
conteúdo do arquivo e jogando
para uma TStringList ...

Dá uma olhada:

procedure ProcessaArquivo( Arquivo : string );
var
    txt : TextFile;
    linha : string;
    lista : TStringList;
    x : integer;
begin
        lista := TStringList.Create;
       AssignFile(txt, Arquivo); // seta o arquivo
        Reset(txt); // abre o arquivo
       while not Eoln(txt) do // enquando não chegar ao final do arquivo
faça ...
       begin
              ReadLn(txt, linha); // lê a linha ...
       end;
       CloseFile(txt) // fecha o arquivo

// agora todo o conteúdo do arquivo foi jogado pra dentro da "lista"
// agora eu posso manipular as strings (linhas do arquivo) na lista
dessa forma:

    lista.Strings[x] :=  lista.Strings[x] + ' /comando';

// você tb pode percorrer a lista de linhas até localizar a que você
quer dessa maneira:

for x := 0 to lista.Count -1 do
begin
        if lista.strings[x] := 'teste' then
        begin
                lista.strings[x] := 'linha alterada';
        end;

// depois é só salvar o conteúdo da lista alterada por cima daquele
arquivo original

        lista.savetofile(Arquivo); // salva o conteúdo para o arquivo
novamente ...
        lista.free;
end;
end;

É mais ou menos assim ... se quiser mais explicações detalhadas pode
entrar em contato comigo via pvt.

Qualquer dúvida pode perguntar ...

Att.

Hélder