     Data: Wed, 22 Dec 2004 15:31:26 -0300
       De: Walter Alves Chagas Junior <[EMAIL PROTECTED]>
  Assunto: RES: Capturar informações de cd de música

Senhores,

Nenhum CD carrega consigo estas informações. Programas de Rippagem e
Reprodução de CD´s de audio fazem a consulta ao CDDB, um cadastro mundial de
CD´s aonde tem e qualquer um pode adicionar informações a ele (o cadastro).

O processo funciona mais ou menos assim:

Você coloca o CD no drive.

Executa o programa de leitura de CD (Windows Media Player, Winamp, Exact
Audio Copy, etc..)

No programa, tem a opção de chamar o CDDB. Alguns isto é automático, como o
Winamp por exemplo.

O Programa então submete ao CDDB alguns dados do CD, como quantidade de
faixas e o tempo de duração de cada uma. Daí que o CDDB retorna ao seu
programa, os nomes de músicas e do próprio Album que coincidam com os dados
informados a ele. Nem sempre vem. Quando não vem, você tem que digitar tudo
na munheca e, se você um cara gente boa, manda as informações digitadas para
o CDDB. Daí que na proxima vez que você ou qualquer outra pessoa colocar
aquele referido CD no drive, os nomes das musicas e o album virão.

Muita gente acha que estas informações estão armazenadas na TOC (a FAT do
CD), mas não estão. Já rolou muita discussão a este respeito nas listas de
MP3 que sou filiado. E o processo é realmente este que descrevi.

Há, isto vale pra CD original ou não.

 []s

 Walter Alves Chagas Junior
 Projeto e desenvolvimento
 Telemont Engenharia de telecomunicações
 [EMAIL PROTECTED]
 Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200