Salve amigos programadores, eu programo faz pouco tempo e estou com
um problema que não estou conseguindo solucionar.
Trabalho com o FireBird 1.5 e delphi 7, está ocorrendo um erro que eu
não estou conseguindo solucionar falando que a minha tabela
tblSAECadastro não está em mode de inserção ou edição, eu já tentei
de tudo, antes ele naum gravava as informações no campo e dava o
erro, agora eu coloquei essa instrução e ele grava no campo na saida.
Estou trabalhando com o componente DBLoockUpComboBox para fazer
consulta em outra tabela e no OnExit eu coloquei essa instrução
abaixo para fazer a pesquisa e gravar no banco... Aonde ele vai
gravar é no DBEdit as informações.
DBLoockUpComboBox busca o Cep, e automaticamente nos DBEdit aparece o
Endereço e o nome do Bairro.
Gostaria que alguém me ajudasse a solucionar o erro, que fala que a
tabela naum está em mode de inserção ou edição, e se o comando no
OnExit está certo.
Veja a instrução abaixo........

  if Operacao in [oprIncluir,oprAlterar] then begin
     dbdtDS_ENDERECO.DataSource.DataSet.FieldByName
( 'ds_endereco' ).AsString := SAESys.tblCep.FieldByName
( 'ds_logradouro' ).AsString;
     dbdtMN_BAIRRO.DataSource.DataSet.FieldByName
( 'mn_bairro' ).AsString := SAESys.tblCep.FieldByName
( 'nm_bairro' ).AsString;
     SAEData.tblSAECadastro.Post
        end;