A real vantagem está justamente no encapsulamento que está sendo criado.

O fato de você criar as propriedades não quer dizer que você precisa
criar os métodos de Get e Set.

Esses métodos só serão criados se você precisar fazer algo mais além de
ler e/ou escrever no atributo. Se não for preciso, leia diretamente do
atributo.

Ex.:

Type
   Duplicata = Class(TObject)
   Private
     fValor      : Currency;
     fVencimento : TDateTime;
     fNumero     : Smallint;
     fEmissao    : TDateTime;
   Public
     Property Valor      : Currency  Read fValor      Write fValor;
     Property Vencimento : TDateTime Read fVencimento Write fVencimento;
     Property Numero     : Smallint  Read fNumero     Write fNumero;
     Property Emissao    : TDateTime Read GetEmissao  Write SetEmissao;

     Function GetEmissao: TDateTime;

     Function SetEmissao(dtEmissao: TDateTime): Boolean;

   End;

Implementation

Espero ter ajudado.

Sds,