De: Demian Lessa [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Retornar Um Objeto

A princípio, a resposta mais simples é não. No entanto, algumas soluções
podem ser analisadas:

  1) CORBA pode oferecer uma solução ainda que não seja, EMHO, das mais
     agradáveis e simples;

  2) Utilizando web services, sockets ou algum outro protocolo com
     payload de dados e metadados redundará na necessidade de uma
     solução caseira para contornar os problemas de carga dinâmica
     de classes (coisa que o Delphi só permite através de pacotes
     e com alguma engenhosidade); alternativa ao uso de carga de
     classes é definir classes base e link-editar essas classes em
     ambos os aplicativos cliente e servidor;

  3) Adotar algum framework existente para lidar com objetos remotos
     (veja http://www.remobjects.com);

Alguns dos amigos podem contribuir com outras idéias.

Cordialmente,

Demian Lessa
Salvador - Brasil