Walter,

Grato pelas dicas.

Na verdade eu logo vi que dificilmente iria escapar da Microsoft. Estamos
para fazer um projeto que necessita de um PDA. O panorama é o seguinte:

*PALM: as ferramentas de desenvolvimento para Palm são várias, porém as que
eu peguei para testar não foram satisfatórias. O CodeWarrior, por exemplo, é
C++ puro, não visual, pra mim não serve.
O PocketStudio, imita o Delphi, é fácil e rápido, porém limitado em alguns
aspectos. Existem outros mas nem quis testar.
O AppForge CrossFire incorpora-se ao VB e promete compilar diretamente para
o PalmOS. Também não testei, mas dizem que é ótimo, haja visto o conteúdo
informativo da página deles.

*Windows Mobile: as ferramentas são Visual Studio com VB e C#, no VB existe
um template que chama-se Smart Device Application, que com ele é possível
criar aplicativos para Windows Mobile. Mas eu também não testei.

O Walter disse: "Aí vem gente com o argumento da "portabilidade" do dotNET."

Mas a minha pergunta foi iniciada exatamente porque nas minhas andanças pela
internet eu vi reportagens que diziam exatamente isso, que os .NET tanto de
Windows PC quanto Pocket são compatíveis, mas na realidade não são.

Além disso a respeito do Delphi, um tempo depois que postei a pergunta achei
uma resposta que confunde um pouco as coisas, vejam em
http://delphi.about.com/od/delphifornet/a/aa083104a.htm
Que diz a respeito do Delphi 2005: "Compact framework support - for mobile
devices. No designer or debugger - only compile (no SDK from Microsoft)."

Depois de tudo isso, ainda tem o tal do Borland C++ Builder X que compila
código C++ para plataformas independentes. Esse sim funciona legal, conforme
o pessoal me disse, mas com o pequeno detalhe de ser código c++, para quem
não gosta, não serve.

O Vinícius teve uma solução legal, que no meu caso não me serve visto que
não vou usar rádio. O funcionário vai carregar uma base de dados para o PDA
e em seguida sair para rua fazendo seu trabalho, tudo que fizer vai registra
no PDA que de volta para o escritório alimenta a base de dados no PC.

Vou ter que fazer isso no Visual Basic mesmo. Por que parece que o Visual
Basic concentrou mais essas possibilidades. E ai tanto faz ter PalmOS ou
Windows Mobile, pois tudo pode se concentrar no VB. Além disso o PalmOS não
tem perigo de dar "tela azul" e os aparelhos Palm são mais baratos que os
aparelhos PocketPC que rodam Windows Mobile.

Quando comecei a trabalhar com Delphi eu tinha 6 anos de experiência com o
VB. Mas me apaixonei pelo Delphi e desde então somente tenho olhos (e dedos)
para programar em Delphi. E são por algumas limitações dessa ótima linguagem
que temos que optar pela velha Microsoft.

Agradeço a todos que participaram desse assunto. E saibam que o futuro é
mobile.

Abraços,

Rafael Franco Carvalho
Analista de Sistemas
Thermas Di Roma Hotel Clube
www.diroma.com.br
[EMAIL PROTECTED]
ICQ: 43967202
MSN: [EMAIL PROTECTED]
Caldas Novas - Goiás - Brasil
"O único verdadeiro fracasso é deixar de tentar"
Max Heindel