saka só:
eu tenho um futuro cliente em vista para o meu sistema comercial, meu
sistema comercial satisfas este cliente na parte de venda só que o
forte deste meu cliente e justamente a ordem de serviço, coisa que no
meu sistema esta engatilhando ainda! como eu disse antes eu tenho todo
o meu sistema orientado a objetos e com isso eu crio aplicações muito
rapidamente e funcional utilizando minhas classes ja prontas! pra se
ter ideia da velocidade eu criei um um simples sistema de ordem de
serviço pra este cliente só pra ele dizer se era mais ou menos aquilo
que ele qeria em menos de uma semana (4 dias pra ser exato) o sistema
faz:
+ sistema controlado por senha de acesso e nivel
+ cadastro de grantia no geral e nao garantia por peça individual
+ cadastro de condiçoes de serviço no geral
+ impressao de nota fiscal com cadastro de layout e impressao de
nota-fiscal pre configurada pelo usuario
+ cadastro e relatorio de cliente com seus dados pessoais
+ cadastro e relatorio de produtos/serviços separado por categorias
cadastradas pelo usuario
+ cadastro e relatorio de notas fiscais de entrada e saida
+ cadastro e relatorio de tecnico e seus dados
+ rotinas de ordem de serviço com cadastro da mesma, impressao de nota
de entrada e saida, assim como orçamento e nota de desistencia
+ faturamento de ordem de serviço onde o usuario poderar faturar a
ordem de serviço de acordo com a forma de pagamerto que lhe desejar
por meio de cadastro da mesma
+ cadastro de forma de pagamento
+ movimento de caixa simples e facil integrado
+ impressao de etiquetas de produtos
+ relatorio de ordem de serviços e movimento de caixa por mes ou data

apos fazer isso eu percebi que seria muito trabalhoso e custoso eu ir
ate esse cliente mostrar meu sistema ele dizer o que quer e o que nao
e depois voltar fazer e ir la novamente. ai pensei pq nao fazer um
contrato com ele de freelancer, onde estabelecerei o que farei e em
quanto tempo por determinado valor, so que na empresa dele com todos
os recursos de la! ou seja iria com meu notebook (que nao tenho ainda,
hehe, mas vou comprar se isso der certo) passaria o dia la trocando
ideias com o pessoal de como o sistema vai ser e implementado tudo (de
acordo com o sistema claro). mas isso nao é minha duvida nao! minha
duvida é a sequinte:

1) isso vale a pena? tendo em vista que ele ja seria meu cliente, mais
ia ser um processo lento e incerto da outra maneira.
2) quanto cobrar? eu tava pensando num valor fixo por tantos messes,
onde mesmo que eu termine antes eu receba tudo claro.
3) alquem ai ja se embarcou numa parada dessas? tendo em vista que vc
se oferecue como freelancer e nao eles que estavam indo atraz?
4) eles ja tem um sistema rodando a anos la! com certeza o forte do
fato de eu ir pra la vai ser ter que migrar (o que puder claro) o
banco de dados deles! que no monento esta em paradox dando tudo o que
é bug possivel! para o novo sistema que eu estou desenvolvendo! isso é
que me da medo! pois entender a cabeça de outro programador e pior que
fazer um sistema do zero! sera quem em 2 meses eu termino isso?? sera
que vale a pena??

ps: parece coisa que de principiante e tal, mas e que eu realmente
estou perdendo o sono com esse cliente nao pelas cobranças nem nada! e
que se eu fechar esse sistema com certeza fecharei varios com ele
coisa que eu nao poderei perder! entao eu queria saber a opniao de
voces afinal de contas ele nao estava atraz de um freelance pra fazer
o serviço ele esperava uma empresa que o fizece e tal, que ja chegase
com o sistema pronto.

t+
p.s. desculpem os erros de portuques :)