Vamos aos Fatos:
Vc tem uma tabela com 3548789 registros, cada registro com 20 campos.
Ai vc da um open na sua query
da um first(sem necessidade pois ela ja esta no começo)
ai vc da um last( bom ai começa a merda, vc vai ir até o ultimo, mas nao
da pra vc fazer isso sem passar por todos os 3548788 registros
anteriores, isto é vai fazer um FECTH para cada registro, trafegando
essa infinidade de registros).
Ja tive esse problema com recordcount e resolvi da seguinte forma, fiz
um overload da rotina recordcount e a minha rotina rodava uma query
separadamente para retornar o COUNT(*) do select envolvido, independente
de sua complexidade. (em caso de unions ele somava as linhas retornadas)
e éra mais rapido eficiente e não gerava trafego desnecessário na rede.
Faça algo do genero, crie uma função que faça isso...

       Jimi Roy
Developer World