Então faça o seguinte:

  Se a segunda consulta não tem o campo período, então crie, na mesma
posição na segunda consulta, uma expressão do tipo "0 AS Periodo",
para que os campos possão bater. O importante é que o mesmo número de
campos esteja presente nas duas consultas, e os campos de cada
consulta sejam equivalentes (do mesmo tipo). Aí seu UNION vai
funcionar. Se existir mais algum campo em qualquer uma das consultas
que não tenha na outra, faça da mesma forma, até que as duas tenham
estruturas equivalentes.

  Nielsen