sempre é bom utilizar os recursos dos componentes via código assim
sempre que puder podemos utilizar menos os recursos do banco.. numa
aplicação rodando em sua máquina parece simples deixar todas as
conexões abertas... ou utilizar operaçoes como query1.edit; depois
query1nome.asString:='seunome'; query1.applyUpdates; e commit...
normal.. agora esperimente fazer via código como vai melhorar a
performance... insert into user (id,nome) values (:id,:nome);
query1.paramByName('id').asinteger:=1;
query1.paramByName('Nome').asString:='seunome';
query1.ExecSql;

cara.. mexa com uma base de dados remota.. e você perceberá a enorme
diferença.. consegui diminuir em 97% o tempo de execução dos códigos..
eu aconselho sim utilizar a query em runtime... sempre que possível
fechar as conexões.. não quero gerar discussão ou coisa parecida..
estou apenas postando minha experiência no assunto hehe pq esta semana
precisei muito acessar uma base remota.. um abraço...

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "acolombobermudez"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Como estou a utilizar componentes do delphi creio que consequentemente
>  esteja utilizando os recursos do delphi colega... já consegui o que
> queria fazer graças as pessoas que usam da lista pra tirar ou sanar
> duvidas dos colegas. Com certeza nao vou usa-la pra criticar a forma
> que vc programa ou se utiliza das coisas pra programar, pois soluções
> existem várias . Mesmo assim agradeço o comentario pois através da
> criticas (construtivas ou destrutivas )é que consiguimos mais força
> [...]
Delphi,
> colar na

Alegre