HI,

vc tem que criar um esquema de Baixa Parcial

vc vai gravar um registro como se estivesse baixando os prego dele,
vai ter um campo com o valor total da dívida e outro com o valor
baixado, isso relacionado ao documento que originou o prego

quando ele for efetuar outro pagamento, vai se a mesma coisa se não
quitar a dívida, vai ser outra baixa parcial

ou seja, documento 002365, vai ter dois registro relacionados a ele
002365 - R$250,00
  Pagamentos para 002365
                     R$200,00
                     R$50,00

isso vai envolver Flags, etc.

e para saber os registros liquidados, é só somar os valores pagos do
registros de baixa parcial e verificar se bate com o valor total

acredito que seja +/- isso

Intel +
Paulo Alexsandro - dprogrammer
http://dprogrammer.cjb.net - Delphi & NSBasic