Realmente o pessoal distorceu tudo com esta noticia.
Em primeiro lugar, kylix não é delphi.
Kylix é um projeto, a ferramenta se chama Delphi for linux e C++Builder
for linux.
O C++Builder X realmente vai substituir o kylix, mas vai substituir a
parte C++ do kylix, a parte delphi continua (parada, mas continua)

A principal vantagem do C++Builder X é que com ele vc não perde o que já
foi desenvolvido em outras ferramentas.
O compilador mais usado em linux atualmente é o GCC. o C++ do kylix não
era compativel com o GCC.
O C++Builder X consegue trabalhar com o GCC, basta vc configurar o
compilador a ser utilizado.
Resumindo, com o C++Builder X vc consegue até mexer no kernel do linux.

Não sei como está agora, mas quando eu ví o C++BuilderX estavam
prometendo integração com o MXWindows.
Se ficar simples de trabalhar com MXWindows de dentro do C++BuilderX,
esta ferramenta vai ser um sucesso.

Marcelo Almeida