Então...  Foram ótimas e muito construtivas as colocações dos colegas,
pretendo aproveitar tudo de bom que aqui foi dissertado, contudo, quero
dizer o seguinte:  "Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro!",
digo isso, pois meu único dia livre é o domingo, até no sábado ando
trabalhando e é foda "estudar" no domingo, e a família fica para quem?
Sei que é questão de opção, mas é necessário dedicar um tempo a família
Também.
A questão não é só o conhecimento, eu não me considero um programador
de nível baixo, crio aplicações em 3 camadas, uso heranças, crio componentes

quando necessito, me viro bem em php, uso Firebird, MySQL, MSDE, e
PostgreSql
contudo só tem uma empresa de desenvolvimento em minha cidade, os outros
são programadores de "fundo de quintal", e eu não quero ser conhecido assim
também , e minhas raízes já estão aqui, portanto cada caso é um caso...
Não podemos fazer serviços por fora, por que podemos ser acusados de
pirataria
ou de copiar o fonte, ou ainda de sei lá o que...
Achei muito interessante o que foi dito sobre os "cartolas", é exatamente
o que acontece aqui...
E com referência universidade, tive que trancar, pois não tenho $$$
suficiente
para pagar e não recebo incentivos....

Agradeço a todos vocês pelas respostas...
Um forte abraço e sucesso a todos vocês,

Felipe