ai vai minha funcao:

obs: utilizo-a p/ formatar o texto antes de
gravar no BD por isso ela exclui espaços vazios
no inicio do campo e no fim;

chamo-a da seguinte maneira:

no evento on-exit dos tedits mando todos para o
mesmo procedimento:

        If (Sender as TEdit).Text <> '' Then
           (Sender as TEdit).Text :=
Formatacao((Sender as TEdit).Text);

function Formatacao(Texto :String) :String;
const
  EXCECOES = 'DA DAS DE DI DO DOS DU ';
var
  Tam, Pos1, Pos2 :Integer;
  Str :String;
begin
  While Texto[1] = ' ' do
         Delete(Texto,1,1);
  While Texto[Length(Texto)] = ' ' do
         Delete(Texto,Length(Texto),1);

  Tam   := Length(Texto);
  Texto := AnsiUpperCase(Texto)+#32;

  while True do begin
    Pos1 := Pos(#32,Texto);
    if Pos1 = 0 then Break;
    Str  := Copy(Texto,1,Pos1);
    Pos2 := Pos(Str,EXCECOES);
    if Pos2 > 0 then
      Str := AnsiLowerCase(Str)
    else
      Str :=
Copy(Str,1,1)+AnsiLowerCase(Copy(Str,2,Tam));
    Result := Result+Str;
    System.Delete(Texto,1,Pos1);
  end;
  Delete(Result,Length(Result),1);
end;

--- jmourajr2000 <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
---------------------------------

Caros amigos, boa tarde!

Tenho a seguinte situação:

Um cliente, tem em suas tabelas campos do tipo
string, sendo por
exemplo: no cadastro de clientes o campo
Nome/Razão Social todos os
registros estão e ou foram cadastrados como
UpperCase(maiusculas),
devido ao aplicativo fornecido pelo profissional
que os ajudava, não
permitir digitar com padrao normal.

No momento estou implementando uma ferramenta
desenvolvida por mim e
quero aproveitar as informações contidas nas
tabelas(Paradox), só que
o cliente necessita que eu converta estas
informações de maisculas
para minusculas, até ai consigo fazer numa boa.
Sendo:
 O nome cadastrado:           JOSE JOAO
SILVA(todos carac.em maisculo)
 consigo deixar assim:        Jose joao silva(1°
caracter maisculo)
Mas ele quer que fique assim: Jose Joao
Silva(Cada nome começando com
maisculas).

Estou quebrando a cabeça e não estou tendo
resultados, será que tem
como fazer isso?

Quem puder ajudar agradeço muito.

Abraços a todos.

José de Moura

--
<<<<< FAVOR REMOVER ESTA PARTE AO RESPONDER ESTA
MENSAGEM >>>>>

 [EMAIL PROTECTED] ou

                              S&atilde;o
       Paulo                Rio
de Janeiro                Curitiba
Porto                 Alegre                Belo
               Horizonte
Bras&iacute;lia

   O uso que você faz do Yahoo! Grupos está
sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.

       Leandro...

[> Mutuka <]

Yahoo! Mail - Com 250MB de espaço. Abra sua conta! http://mail.yahoo.com.br/