Ola Cristina ! eu vi sobre  esse assunto ja faz algun tempo e não li
todo o material, muito nemos vi algum componente que faça isto, porém
existe um site (www.delphi.about) que é muito legal e fala sobre o
assunto em inglês !
se o seu problema for o ingles a unica dica que eu posso le dar é que
é necessario declarar uma variavel do tipo  TNotifyIconData que contem
informações utilizadas pelo sistema para processar mensagens de status
da taskBar area( o local onde fica o relogio do windows,

espero te de dado alguma dica !
pelo menos