É estranho que não necessite do BDE, Pois:

Uma de minhas aplicações, é toda construída utilizando SQL-Server 2000 ->
ADO -> Delphi 2005

Em apenas uma parte do sistema,
Utilizo o ADO para acessar tabelas do tipo DBase, (arcaico mas no meu caso,
necessário, por definição do meu Cliente).
Utilizei o MDAC versão 2.7

Tentei de todas as formas, gastei dias com este problemas...
Percebí que:
O Driver que acessa tipos Dbase não é nativo do ADO e sim do BDE ou seja...
Sem o BDE instalado, não funciona de forma alguma !
Depois que instalei o BDE, passou a funcionar normalmente.

Pelo que concluí, alguns drivers, a Microsoft não possui royalities (ou não
sei como se diz)
para disponibilizar no MDAC.

Para este caso, talvez o problema seja o mesmo !

Se estiver, equivocado, me corrijam, por favor !
Abs.