É um projeto interessante mas, para desenvolvimento comercial, diria que
ainda deixa bastante a desejar. O Lazarus então, apesar de extremamente
promissor, ainda não se pode contar com ele...

Só para se ter idéia, ainda não há suporte para módulos carregados
dinamicamente! Descobri isso depois de instalar o Lazarus e tentar
instalar novos pacotes no IDE, como fazemos no Delphi. Para minha
surpresa, depois de ler alguma documentação, verifiquei que isso seria
possível recompilando o próprio Lázarus com o pacote desejado! O motivo
alegado é esse que comentei- o de o Free Pascal ainda não suportar
módulos carregados dinamicamente.

Acho que essa dupla ainda irá evoluir bastante. Os tempos de compilação
e o trabalho sendo realizado pela comunidade são animadores. Mas, na
real, ainda não iniciaria um projeto comercial nessa plataforma.

Cordialmente,

Demian Lessa
Salvador - Brasil