Acredito que o principal motivo de não termos a CLX no delphi 2005 é o
fato que não haver uma demanda de mercado que justifique isso.

Por exemplo, o delphi 8 não gerava win32 certo ? E qual o motivo ? O
foco agora é o .NET  (Acho que a influência da MS vai até aqui). E por
que no D2005 voltaram atrás ?  Porque perceberam que ninguém iria jogar
seus projetos VCL/Win32 fora somente por que a MS queria.  Logo ninguém
irá fazer o upgrade do Delphi.

O mesmo não acontece com a CLX. A grande maioria dos desenvolvedores
não deixaria de migrar pela ausência da CLX, concordam ?   Outra coisa,
a grande vantagem da CLX era a portabilidade e como o foco agora é o
.Net e o mesmo
é altamente portável, eles devem ter pensado não precisamos mais da CLX ...

Leonardo Luiz