-----Mensagem original-----
De: Eduardo Galvão [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Enviada em: sábado, 9 de abril de 2005 18:39
Para: Lista Delphi
Assunto: [delphi-br] Dúvida simples em ADO - exclusão de registro via
tadoquery.delete

Pessoal,

Tenho uma TAdoquery, com o sql: select cidade from cidade,
que exibe todas as cidades em um dbgrid.

O usuário, ao selecionar a cidade, pode excluí-la, através de um
tadoquery.delete. Ok, sem problemas.

Mas, se eu quiser exibir o estado da cidade, assim:

select cidade.cidade,estado.estado from cidade,estado where
cidade.numcidade=estado.numcidade

Quando o usuário exclui o registro, ele exclui tanto a cidade
quanto o estado... se fosse uma Tquery, eu definiria, no objeto
Tupdatesql, qual a tabela a considerar, de forma que somente o
registro da tabela cidade seria excluído.

Como fazer no caso do TadoQuery??? Alguma outra solução?

Saudações,
Eduardo Paci Galvão
Engenheiro Eletricista UFMG 1990
www.egalvao.com.br