Ola PessoALL!

Tenho uma aplicacao q funcionar com Interbase 6 no Windows numa boa. Mas
ai resolvi fazer um servidor linux com Firebird 1.0.

Sim, a versao do Firebird eh 1.0 pq soh achei pacote de instalacao i686,
e a arquitetura do processador do servidorzinho nao permite isso, soh
i386. Como nao achei i386 do Firebird 1.5.2 entao instalei a 1.0.

Conectei numa boa com o isql no Firebird, ou seja, o banco estah rodando
tudo ok.

Fui pra estacao Windows e consegui conectar no Firebird usando o
IBExpert, porem na minha aplicacao nao funcionou. Entao abri o Delphi,
coloquei um componente TSQLConnection(dbExpress), coloquei em PARAMS:

Database=10.0.0.100:/home/samba/trabalho/bancodados/InterADE/dbade.gdb

que foi o mesmo path q coloquei no IBExpert e que lá funcionou
perfeitamente.

Setei pra True a propriedade Connected. O Delphi me deu a seguinte
mensagem: Unavaiable database.

Li que eu poderia editar um arquivo ALIASES.CONF e criar um alias para o
banco, porem o Firebird 1.0 nao tem isso, soh a partir de 1.5.

Que isso tem que funcionar tem pois senao ninguem usaria o Firebird 1.0.
Gostaria de saber de vcs como vcs faziam na versao 1.0 pra usar o Firebird ?

Obrigado!

--

[ ]'s

--