Um pqno comentário, como utilizo :

1) arquivo único, onde estao produtos comprados/vendidos,  insumos
comprados (nao vendidos) ,produtos intermediários, insumos vendidos,
produtos produzidos
2) utilizo uma tabela 2 secundaria , onde  monto a composiçao dos produtos
   codigo do produto, codigo do ingrediente , qtde do ingrediente
  ( para facilitar,  uso apenas uma tabela , onde repito várias vezes o
codigo do produto)
3) tenho uma rotina q lendo a tabela 2 ,  soma o total dos custos (
ingrediente = qtde * custo) e
atualiza na tabela 1, no  valor do produto....

resumidamente....

Marcelo Carvalho

--
MC Sistemas Personalizados
Av Presidente Vargas, 252 sala 01 - Centro